ergonomia
Passo 1
Ler atentamente sobre a evolução histórica do trabalho.
Passo 2
1-Quais são os principais objetivos da ergonomia?
O objetivo principal é a adequação do trabalho as capacidades naturais do homem, através de métodos e construção de máquinas e equipamentos adequados às características de cada pessoa. Aumenta a eficiência do trabalhador ao longo do tempo, previne acidentes e doenças profissionais. Redução da fadiga e desconforto físico e mental do trabalhador.
2-Que aspectos caracterizam os estudos precursores da ergonomia até a II Guerra Mundial?
A Ergonomia como disciplina, teve origem na Segunda Guerra Mundial, mais propriamente em 1949, quando falharam as formas tradicionais de resolução do conflito entre homens e máquinas. Nessa época, que se evidenciam as incompatibilidades entre o progresso humano e o progresso técnico. Os equipamentos militares exigiam dos operadores, decisões rápidas e execução de atividades novas (aviões mais velozes, radares e submarinos) em condições críticas, o que implicava complexidade e riscos de decisão.
3-Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde sua origem?
Selecionam o operador de acordo com as exigências e características das máquinas, ainda que por vezes, à custa de uma longa e difícil aprendizagem. Pelos problemas e pelos erros humanos o estudo começou a centrar-se no homem, procurava-se uma modificação das máquinas tendo consideração os limites próprios do homem. Passou a considerar a análise do sistema homem-máquina ou mais corretamente homem-trabalho.
4-No que consiste a abordagem macroergonômica?
A macroergonomia é baseada em um método participativo, no qual o público envolvido no processo de trabalho contribui para que as intervenções que se façam necessárias tenham uma maior assertividade, pois reduz a margem de erros na sua criação e tem melhora e aceitação porque foi construído junto com os trabalhadores (GUIMARÃES, 2006).
Sua forma de avaliação é por meio