A responsabilidade social da igreja
1. O que o Evangelho de Jesus expõe sobre a responsabilidade social da igreja. 2. Qual o ensinamento dos Apóstolos no tocante a responsabilidade social da igreja. 3. Como era entendida na prática dos primeiros cristãos a responsabilidade social. 4. Como os reformadores desenvolveram a ação social. 5. Como a cidade de Genebra foi impactada e quais as mudanças aconteceram após o impacto do Evangelho. 6. Quais foram os métodos utilizados por Calvino para iniciar a transformação social. 7. Quais foram às mudanças realizadas na vida prática das pessoas em Genebra. 8. Como os crentes evidenciam a responsabilidade social na vida prática da igreja hoje. 9. Qual a diferença entre assistência social e ação social. 10. Até que ponto a ação social está relacionada com evangelização na missão integral da igreja.
1. ENUNCIADO A responsabilidade social da Igreja na perspectiva teológico-reformada, ressaltando a obrigação da missão integral, individual e coletiva dos eleitos, observando e compreendendo os valores e os efeitos desta na vida da Comunidade.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A Responsabilidade Social é em diversos aspectos apresentada nas Escrituras Sagradas. Alderí Souza de Matos atesta que encontram-se nos Textos Sagrados diversos princípios, instruções e narrativas referentes ao assunto da Responsabilidade Social, quando se é apresentado às figuras do pobre, órfãos, viúvas e de outros em situação de fragilidade e abandono. Na maior parte da história da igreja houve o entendimento pelos cristãos, de ser uma evidência da sua vocação no mundo. Segundo John Stott, as ações sociais eram as expressões autênticas do amor de Deus e do desejo de servir ao homem em todas as suas necessidades. Como definição do termo Responsabilidade Social pode-se etimologicamente apresentar que a palavra responsabilidade deriva do termo latim respondere, ou responder. Segundo o Dicionário Brasileiro Globo,