1 A RESPONSABILIDADE SOCIAL NO ANTIGO TESTAMENTO
O tema desta pesquisa tem como objetivo mostrar que a igreja atual tem aceitado como modo de vida os valores da sociedade pós-moderna, valores que incentivam o individualismo e o consumismo, que é uma forma exagerada de consumir algo e que tem sido colocada no lugar de princípios cristãos como o do amor, e o cuidado para com o próximo.
A temática desta pesquisa é a ação social ao longo da história bíblica, tendo início no Antigo Testamento, onde vemos que Deus preparou meios para que os pobres, forasteiros, órfãos e viúvas tivessem suas necessidades supridas ao estabelecer a Lei do Jubileu,1 o ano sabático,2 as colheitas e as primícias, revelando sua justiça divina, orientando ao seu povo que deveria acolher e demonstrar bondade e misericórdia para com os necessitados, visando diminuir a pobreza e a proliferação da miséria.
Não foi diferente no Novo Testamento onde Jesus Cristo demonstrou compaixão para com os pobres, necessitados e oprimidos revelando o seu amor por meio de palavras e ações que resultaram na cura de muitos enfermos, libertação e transformação de muitos indivíduos que outrora estavam aprisionados no pecado. Vemos a igreja primitiva desenvolvendo a missão integral, pois, além de anunciar as Boas Novas de salvação acolhiam os necessitados.
A igreja na sociedade atual está vivendo grandes desafios os quais são cruciais para seu desenvolvimento no futuro da história mundial. Devido ao fenômeno da globalização se unir perfeitamente à sociedade pós-moderna, crescem as exigências de resposta aos problemas humanos para a igreja.
Para que a igreja saiba qual o seu papel na sociedade em que está inserida, é preciso que ela se volte para a Escritura, torna-se necessário, portanto, um estudo dos princípios Bíblicos que resgatam a responsabilidade social da igreja, a começar do Antigo Testamento nos mandatos ordenados por Deus de acordo com o livro de Gênesis capítulo 1 versículo 26 e capítulo 2 versículo 25. Isso se vê, principalmente, no