Desenvolvimento de um novo produto
A Formação dos Professores no Século XXI
A Formação dos Professores no Século XXI
Trabalho apresentado à disciplina de Gestão Escolar II,
SÃO PAULO - 2010
Biografia
Philippe Perrenoud é doutor em Sociologia e Antropologia, tem 59 anos e leciona nas áreas de currículo, práticas pedagógicas e instituições de formação nas faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra (Suíça).
"A perversão mais grave da avaliação é avaliar conhecimentos que a escola não ensinou".
O sociólogo suíço Philippe Perrenoud é uma referência para educadores no Brasil. Professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Genebra, autor de vários títulos importantes na área de formação de professores - hoje considerados leitura obrigatória para os profissionais do ensino - Perrenoud é conhecido por suas idéias pioneiras sobre avaliação em sala de aula.
Entre seus livros, destacam-se:
Avaliação - Da excelência à regulação das aprendizagens;
Construir as competências desde a escola;
Pedagogia Diferenciada e 10 novas competências para ensinar.
A Formação dos Professores no Século XXI
O século XXI está apenas começando, mas por enquanto ele ainda tem a mesma cara do século passado. As orientações dadas para a formação dos professores não diferem radicalmente daquelas que foram proposta há cinco anos.
É útil e razoável utilizar o século XXI, que está começando, para (re)pensar as orientações que desejamos para a formação dos professores no curto prazo, digamos, para horizonte de 2010. Não esquecemos que esses professores estarão formado por volta de 2015 e formarão alunos que terão 20 anos em 2030-2035. Já é muito difícil prever como será o planeta nesse momento.
Finalidades da Escola e da Formação dos Professores
Não é possível formar professores sem fazer escolhas ideológicas. Conforme o modelo de sociedade e de ser humano que defendemos, não atribuiremos