Desenvolvimento de novos produtos
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
FERNANDO OLIVEIRA
JULIANA AUGUSTO VISNADI
TIAGO AMORIM
PESQUISA METODOLÓGICA DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS
São Bernardo do Campo
2009
FERNANDO OLIVEIRA 12107374-6
JULIANA AUGUSTO VISNADI 12107099-9
TIAGO AMORIM 12107535-2
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS
São Bernardo do Campo
2009
A verdadeira idade de uma empresa está na juventude de seus produtos.
Robert Leduc
SUMÁRIO
SUMÁRIO 4
1.INTRODUÇÃO 5
2. PROBLEMA DE PESQUISA 6
3. HIPÓTESES 6
4. OBJETIVO GERAL 6
5. JUSTIFICATIVAS 6
6. REFERENCIAL TEÓRICO 7
7. METODOLOGIA 15
8. CONCLUSÃO 15
9. LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO 16
INTRODUÇÃO
Nos dia de hoje, a competitividade no cenário econômico exige das empresas maior agilidade em processos de negócios que garantam a oferta de produtos ou serviços a preços reduzidos e alta qualidade. Neste contexto, o Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP) contribui para a constante evolução do mercado e, portanto a manutenção deste processo torna-se necessária para o crescimento de uma organização tendo em vista a velocidade das transformações no ambiente atual.
Os autores sugerem a utilização de um modelo de gestão do DNP que, dentre outros aspectos, destaca a necessidade de melhoria contínua das capacidades e infra estrutura da empresa: pessoas e suas habilidades, estrutura organizacional, processos, estratégias, ferramentas de divulgação, entre outros.
Sendo assim, este trabalho explora o processo de Desenvolvimento de Novos Produtos, o qual é reconhecido como fonte de ganhos competitivos. Através de sua sistematização, uma eficiente gestão de idéias, um Departamento de P&D estruturado e estratégias de Marketing, as empresas reduzem custos, aumentam a qualidade de seus produtos, diminuem o tempo de