A influencia da linguistica
Resumo
A presente pesquisa tem a finalidade de retratar a realidade do ensino de Língua Portuguesa nas escolas de ensino fundamental e médio, bem como no curso de graduação de Letras. O ensino de gramática no Brasil passa atualmente por um momento confuso quanto a questões como o que ensinar e como ensinar. A lingüística tem contribuído para esclarecer esses questionamentos desde que foi introduzida como disciplina obrigatória nos cursos de Letras. O ensino na formação do professor de língua portuguesa reflete diretamente o ensino de gramática nas escolas. Os PCN’S trazem propostas que enfatizam o uso da linguagem e as variações lingüísticas livres de preconceito, contribuindo para que o aluno adquira competências que o ajudem utilizar a linguagem escrita e falada em diferentes contextos sociais .
Palavras-chave: ensino de gramática, lingüística, Ensino Fundamental e Médio, cursos de Letras.
Introdução
É visível a todos que estão relacionados com o ensino de língua portuguesa no Brasil a necessidade de mudança nos métodos de ensino de gramática no ensino fundamental e médio. Essa mudança é necessária visando a grande ineficiência dos alunos quanto à necessidade de se comunicarem em diferentes situações sociais. O ensino de gramática predominante no ensino fundamental e médio ainda se baseia na gramática normativa, preocupada apenas com regras. A contextualização e a produção de textos necessárias para que eles adquiram a competência comunicativa são raras no ensino de gramática. De acordo com os PCNs, a lingüística está contribuindo com suas pesquisas científicas no ensino de gramática desde 1960, o que nos faz perguntar por que o ensino continua inalterado?
Na tentativa de esclarecer essa pergunta, buscou-se, com este trabalho, avaliar a formação dos professores de português, questionando até que ponto o ensino de gramática na graduação fornece