A Relíquia (1º capítulo)
1º capítulo
- Infância de Teodorico: acontecimentos decisivos, personagens, marcantes na sua educação e na formação do seu caráter;
- Definição de objetivos de vida por parte de Teodorico na sua adolescência e no início da sua vida adulta: importância das relações afetivas e sentimentais; caraterização do seu universo familiar (relação com a Titi) e das relações sociais que o influenciam (na casa da tia e nos espaços sociais que frequenta), opções de vida que vai fazendo;
- Teodorico, uma personagem redonda: justificação, considerando a sua evolução no plano pessoal (psicológico e moral) e social (atendendo aos relacionamentos que vai estabelecendo e ao universo dos espaços sociais que frequenta); avaliação do seu percurso: a personagem sofre uma evolução positiva ou negativa no plano moral, considerando as suas atitudes, o seu caráter, a sua postura na vida?
Personagens:
- Avô (Padre Rufino da Conceição) : licenciado em Teologia
- Pai (Rufino da Assunção Raposo): vivia em Évora com a avó, emprego no Correio e escrevia num jornal (Farol do Alentejo)
- Avó (Filomena Raposo): alcunha – Repolhuda, doceira do Lagar dos Dízimos
- D. Gaspar de Lorena (sacerdote): bispo de Corozim
- (cónego) Pita (sacerdote):
- Conde Ordonho:
- Rufino da Assunção 2: moreno e simpático
- (comendador) G. Godinho:
- D. Maria do Patrocínio (sobrinha de G. Godinho): usava óculos escuros e vinha todas as manhãs da quinta à cidade num burrinho com o criado de farda ouvir a missa Santana.
- D. Rosa (sobrinha de G. Godinho): gordinha e trigueira, tocava harpa, sabia de cor os versos do Amor e Melancolia, e passava horas à beira à beira da água entre a sombra dos amieiros.