A religiao e a midia
Índice:
Página 1- Respostas das perguntas I, II, III e IV
Página 2- Continuação da pergunta IV + Fontes Bibliográficas
I- Que religiões estão presentes nas mídias atualmente?
No Brasil temos duas grandes redes de comunicação: Rede Globo e Rede Record. Na Globo, há a série "Sagrado", que discuti um tema atual por semana, mostrando a visão e o entendimento de cada religião a respeito de assuntos muitas vezes polêmicos como: violência urbana, liberdade de expressão, sexualidade, novas famílias, entre outros. Além do catolicismo, que faz do Brasil o país com o maior número de católicos do mundo, e das igrejas protestantes, que tiveram grande crescimento nos últimos anos, o programa “Sagrado” abre espaço também para as religiões afro-brasileiras, o espiritismo e para outras crenças trazidas por imigrantes, como o islamismo, o budismo e o judaísmo.
Já na Record há um programa chamado "Fala Que Eu Te Escuto". O programa é apresentado ao vivo, no início da madrugada. Diariamente, temas da atualidade são debatidos por pastores e bispos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).
II- O grupo considera válido? É necessária a utilização destes recursos atualmente?
Pensamos que é muito importante que tenha esse meio de informação, pois podemos saber e ficar mais informados sobre outras religiões, até pela nossa religião mesmo, dependendo da pessoa e do quanto ela é informada sobre isso. Ajuda pessoas a se decidirem, se identificarem com o pensamento. E o mais importante, ajuda a criar um respeito por cada religião.
III- Que possíveis PROBLEMAS ÉTICOS podemos perceber no “bum” midiático das religiões?
Pode-se observar diversos problemas. Podemos citar a discordância das idéias da religião emergente com religiões que ja existem e possuem seu próprio poder e seguidores ou fiéis. Tal discordância pode acarretar em várias coisas, como disputas religiosas para promover a fé e manter seus fiéis