Religiao e midia
Quem nunca passando pelos canais da Tv aberta se deparou com um canal religioso, ou mesmo na rádio?
As religiões em nosso país, não se contentam mais em ficar só em seus cultos e missas. Com o passar do tempo elas vão se espalhando por toda parte e conseguindo mais freqüentadores. Mas o quem tem parecido é que o conceito da “missão” religiosa esta sendo deixado de lado para ter um resultado em relação a termos numéricos, para aumentar o numero de adeptos e a abertura de novas igrejas.
Dados abaixo mostram a relação das religiões brasileiras:
Sem religião - 6,72%
Católicos - 68,43%
Evangélica Pentecostal - 12,76%
Outras Evangélicas - 7,47%
Espiritualista - 1,65%
Afro-brasileira - 0,35%
Orientais ou Asiáticas - 0,31%
Outras - 2,23%
http://www.mundodse.com/2011/09/relacao-das-religioes-no-brasil.html
A igreja católica, por exemplo, mantém no ar 24h por dia, quatro canais: Rede Aparecida, Canção Nova, TV século 21, Rede Vida. Além das rádios espalhadas por todo o país. O que as vezes parece que a própria igreja
Em alguns programas de Tv, há certo tipo de ficção com a dramaticidade da vida real, fazendo o uso de técnicas teatrais. É uma indústria do entretenimento, que tem como objetivo cativar o público e mantê-lo satisfeito.
Por isso a religião- entretenimento parece ser tão fácil, animada e sensacional. É um espetáculo para as massas.
A busca pelo Ibope é a cada dia maior entre as emissoras, fazendo com que algumas coloquem artistas, ou inovem com outras coisas, para atingir um índice de ibope cada vez maior. A imagem abaixo é um exemplo disso:
[pic]
Se compararmos os pontos de ibope com o de uma novela da rede globo, é muito pequeno, mas se pararmos para pensar que um ponto de ibope corresponde a 80 mil pessoas assistindo um mesmo canal,(Rio de Janeiro e São Paulo) isso já é muito, pois há muito concorrência, com outros programas populares.
Alguns