A religiao em geral
A palavra "religião" foi usada durante séculos no contexto cultural da Europa, marcado pela presença do cristianismo que se apropriou do termo latino religio. Em outras civilizações não existe uma palavra equivalente.
Historicamente foram propostas várias etimologias para a origem de religio. Cícero, na sua obra De natura deorum, (45 a.C.) afirma que o termo se refere a relegere, reler, sendo característico das pessoas religiosas prestarem muita atenção a tudo o que se relacionava com os deuses, relendo as escrituras.
Dentro do que se define como religião pode-se encontrar muitas crenças e filosofias diferentes. As diversas religiões do mundo são de facto muito diferentes entre si. Porém ainda assim é possível estabelecer uma característica em comum entre todas elas.
É facto que todas as religiões possuem um sistema de crenças que inclui três elementos: crença em níveis de existência superiores à vida material e terrestre; convicção de que nesses níveis superiores se encontram a causa e o sentido da vida; regulamentação da vida pessoal e colectiva e organização de actos específicos com o objectivo de conhecer o mundo superior e obter dele algum benefício - material, espiritual ou ambos.
ESTRUTURA DAS RELIGIÕES
Todas as religiões, sem excepção, têm em comum a seguinte estrutura: * História - Conjunto de narrativas orais ou escritas, históricas ou mitológicas, que versam sobre a origem da comunidade religiosa em questão, relacionando-a com a origem do mundo. * Explicação sobre a existência do homem - Interpretação explícita ou implícita do lugar e propósito do homem no cosmos. * Ritos - Conjunto de preceitos rituais, morais e sociais, para