Cinema e arquitetura
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Acadêmico (a):Letícia Lemos Fernandes
Disciplina: seminário de Cultura e Realidade
Tema: Cinema e Arquitetura
Palestrante: Ademir Luiz e Nancy de Melo
A relação que há entre cinema e arquitetura pode ser considerada sob dois pontos de vista: do modo como a arquitetura é representada na tela e nas formas plásticas com que o cinema constrói seus espaços ficcionais na chamada cenografia. A organização do espaço, a iluminação, as técnicas construtivas dos cenários, a decoração, a reconstrução histórica de ambientes, são fatores diretamente vinculados com a arquitetura,e imprescindíveis na produção de um filme.
Uma leitura interpretativa dos espaços arquitetônicos, nos quais o espectador do cinema interage nas mesmas condições que o arquiteto, revela as condições e possibilidades dos objetos tridimensionais da arquitetura: forma, volume e perspectiva na sua qualidade material, transformando-se assim na matériaprima da subjetividade com a qual o espectador recriará os personagens, objetos e espaços da criação do universo ficcional.
A arquitetura é representada nos filmes de ciência ficção dentro de uma narrativa construída a partir da cenografia, cuja intenção comunicativa consiste em transmitir a idéia sobre o espaço – objetivo e subjetivo no qual o espectador pode se recriar no lugar da ficção. O gênero de ciência ficção antecipa o futuro da arquitetura por meio da criação de uma possível realidade.
Centro Universitário – UniEvangélica
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Acadêmico(a):Letícia Lemos Fernandes
Disciplina: seminário de Cultura e Realidade
Tema: Cinema e Arquitetura
Palestrante: Ademir Luiz e Nancy de Melo Anápolis, 3 de novembro de 2012
Seminário de Cultura E Realidade
Aluna: