Marcio Kogan - Panamá House

3807 palavras 16 páginas
Marcio Kogan
Graduou-se em arquitetura pela Universidade Mackenzie em 1977. É autor de diversas residências e do Hotel Fasano em parceria com Isay Weinfeld. Um dos mais destacados nomes da arquitetura contemporânea, Marcio Kogan, possui estilo próprio e sofisticado de projetar, priorizando as linhas retas, a decoração minimalista em tons neutros, amplos espaços. Tudo isso sem, contudo, incorrer na perda do conforto e aconchego.
Kogan gosta de utilizar em seus projetos o contraste entre materiais naturais como: fibras, madeiras, pedras com produtos e materiais de alta tecnologia, criando assim a sua própria limguagem.
Suas obras primam pela plasticidade, impressionam pela leveza, simetria, refinamento e praticidade. Kogan é um dos nomes de referência dentro da arquitetura e um dos profissionais desta área mais premiados do país.
Apesar de encantar o Brasil e o mundo com suas obras incríveis, o arquiteto vive em certa obsessão perfeccionista, sempre buscando aperfeiçoar seus trabalhos e encontrar erros para não repeti-los futuramente. Após se arriscar no mundo do cinema, dirigindo curtas e até mesmo um longa, Kogan decidiu seguir a carreira de sua formação, parte influenciado pela memória do pai, engenheiro-arquiteto que o levava para algumas obras quando criança.
O profissional se entende como o tradutor dos sonhos de seus clientes, sejam os projetos comerciais ou residenciais, e em casa um deles Kogan coloca em prática sua teoria de que a arquitetura deve emocionar e conquistar as pessoas. Depois de uma fase em que suas fachadas e espaços eram muito brancos e frios, o arquiteto passou a explorar e experimentar materiais inusitados, normalmente próprios ao local da construção, como pedras naturais e madeiras da região.

Carreira/Profissional

Em 2001 o escritório liderado por Marcio Kogan passou a se chamar StudioMK27. Organizou-se a partir de então uma forma democrática e colaborativa de trabalho, em que cada arquiteto responsável é co-autor de seus

Relacionados