Ciencias contabeis
GLOBALIZAÇÃO
Orientadora: Carla
Matéria: Economia
CASCAVEL – PARANA.
1º ANO CIÊNCIAS CONTÁBEIS TURMA “A”.
2012.
Globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas.
O ponto central da mudança é a integração dos mercados numa "aldeia-global", explorada pelas grandes corporações internacionais. Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias para proteger sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional.
Esse processo tem sido acompanhado de uma intensa revolução nas tecnologias de informação - telefones, computadores e televisão. As fontes de informação também se uniformizam devido ao alcance mundial e à crescente popularização dos canais de televisão por assinatura e da Internet. Isso faz com que os desdobramentos da globalização ultrapassem os limites da economia e comecem a provocar uma certa homogeneização cultural entre os países.
A economia caracterizava-se por um sistema que buscava o aumento da produtividade, fundamentado na divisão pormenorizada do trabalho. O capital e os meios de produção foram cada vez mais se concentrando nas mãos de poucos capitalistas que precisavam de grande contingente de trabalhadores nas suas indústrias.
Surge então o taylorismo como conseqüência desse modelo de produção, e
Henry Ford com a implantação da esteira rolante. O taylorismo e o fordismo desencadearam o trabalho especializado. Vigora a pedagogia tecnicista, porque as indústrias precisavam de trabalhadores com essa característica para a produção em série.
Muda-se o contexto, a sociedade passa de liberal para neoliberal, onde os direitos básicos dos indivíduos: liberdade, dignidade e vida foram substituídos pelos interesses econômicos.
Podemos concluir que a globalização é uma consequência