A RELEVÂNCIA DAS PRÁTICAS DO PSICÓLOGO PARA O TRATAMENTO DOS USUÁRIOS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO MUNICÍPIO DE REGISTRO-SP.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM SAÚDE MENTAL
ANA MARIA MAYEJI
A RELEVÂNCIA DAS PRÁTICAS DO PSICÓLOGO PARA O TRATAMENTO DOS
USUÁRIOS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO MUNICÍPIO DE
REGISTRO-SP.
REGISTRO-SP
2014
ANA MARIA MAYEJI
A RELEVÂNCIA DAS PRÁTICAS DO PSICÓLOGO PARA O TRATAMENTO DOS USUÁRIOS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO MUNICÍPIO DE
REGISTRO-SP.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL SOB ORIENTAÇÃO DA PROFESSORAJAQUELINE CASTILHO DE OLIVEIRA
REGISTRO-SP
2014
1.INTRODUÇÃO
1.CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Este trabalho de conclusão de curso é referente ao relatório das práticas do serviço de psicologia Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 1) de Registro-SP.O estudo foi realizado no período de 2011-2013,junto aos portadores de transtorno mental definidos pela Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID 10), adultos com transtorno mental egressos ou não de internações psiquiátricas ou de outros serviços de saúde.
São exemplosde transtornos mentais e de comportamento: a esquizofrenia, a depressão, o retardo mental e devido ao uso de substâncias psicoativas. Caracterizam-se por uma combinação de ideias, e relacionamentos anormais com outras pessoas.
Com a Luta Antimanicomial,o movimento mundial que repercutiu no Brasil na década de 70 e está evoluindo até os dias atuais, a doença mental passou a ser melhor compreendida no sentido de que é necessária a desospitalização e crescente socialização das pessoas portadoras de transtornos mentais.
Ao final da década de 1950, a situação nos hospitais psiquiátricos era preocupante: superlotação, deficiência de pessoal, maus tratos grosseiros, falta de vestiário e alimentação, péssimas condições físicas, cuidados técnicos escassos e automatizados.
Através da Reforma Psiquiátrica, conseguiu-se uma priorização