mitocondrias
(Do gr. mitos, fio; chondrios, grão).
Estrutura As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas presentes nas células humanas que possuem uma forma cilíndrica rígida e alongada, com um diâmetro de 0,5 a 1μm e são formadas por estruturas complexas, com duas membranas altamente especializadas, a externa é lisa e a interna franjada. A membrana interna limita a matriz mitocondrial onde se passam as reações do ciclo de Krebs e forma, para o interior da mesma, uma série de invaginações denominadas cristas mitocôndrias. Nas cristas mitocôndrias encontram-se os corpos elementares e, neles transcorrem as reações da cadeia respiratória. Possuem o espaço intermembranal e o espaço interno da matriz onde estão presentes o DNA mitocondrial, os ribossomos mitocondriais, os RNAs e várias enzimas. Por meio de microfilmagens de células vivas, observa-se que elas são organelas móveis e plásticas que mudam de forma constantemente.
Função Quando se diz que a mitocôndria é responsável pelo processo de respiração celular, devemos ter em mente que parte do processo, isto é a degradação da glicose, ocorre no citoplasma. No interior da mitocôndria ocorrem três fases do processo: 1) formação da Acetil-CoA (enzima chamada de Acetil Coenzima A); 2) ciclo do ácido cítrico ou ciclo de Krebs; 3) transporte de elétrons e síntese quimiosmótica de ATP. Este mecanismo tem como finalidade produzir energia e, principalmente, moléculas de ATP (adenosina-trifosfato). O ATP é a moeda energética da célula, sua hidrólise (quebra de uma ligação de P) gera energia (-7,3 Kcal/mol) necessária para o trabalho celular. O ATP é doador imediato de E (energia), que é consumida dentro de poucos segundos. Sua renovação (processo conhecido como "turnorver") é alta, chegando a 40 kg ATP/24 h no indivíduo adulto.
Obtenção de energia pela célula A maioria das atividades vitais é realizada com o consumo de energia celular que é obtida através da