Uso da Nanda
91
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM CLIENTES COM ALTERAÇÕES
HEMATOLÓGICAS: USO DA TAXONOMIA I DA NANDA
Cristine Alves Costa de Jesus*
Emília Campos de Carvalho **
JESUS, C.A.C. de; CARVALHO, E.C. de. Diagnósticos de enfermagem em clientes com alterações hematológicas: uso da Taxonomia I da NANDA. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 5, n. 4, p. 91-99, outubro 1997.
O presente estudo tem por objetivo descrever os diagnósticos de enfermagem mais freqüentes encontrados em um grupo de clientes com alterações hematológicas. Utilizou-se a Taxonomia I, proposta pela North American Nursing Diagnosis (NANDA), para o direcionamento da pesquisa. A amostra compreendeu 14 clientes, sendo identificados 16 diagnósticos de enfermagem com freqüência igual ou superior a 50,0%. Recomenda-se a realização de outros estudos para melhor definição do perfil diagnóstico dessa clientela.
UNITERMOS: diagnóstico de enfermagem, processo de enfermagem, cliente com alterações hematológicas
INTRODUÇÃO
A Enfermagem vem, há décadas, em busca da organização do conhecimento científico específico, expresso inicialmente na forma do plano de cuidados.
Inúmeras discussões quanto a necessidade de operacionalização dos referenciais teóricos de enfermagem, bem como os avanços em pesquisas fizeram surgir, na década de setenta, o processo de enfermagem.
As primeiras definições de processo de enfermagem tiveram como cerne o inter-relacionamento enfermeiro/cliente. Atualmente é concebido como um método sistemático de conduzir a prática de enfermagem, a partir da aplicação do método científico - avaliação inicial do estado de saúde do cliente, identificação de seus problemas atuais ou potenciais sob a competência do enfermeiro, por intermédio do julgamento clínico, formulação de critérios de resultado e estratégias, planejamento, implementação e avaliação dos resultados
9