A relação entre ética e política
RESUMO: A relação entre ética e política é um dos temas mais antigos e permanentes que atravessou séculos procurando lidar com o dilema das ações políticas. Apesar de ser um assunto recorrente, persiste sendo polêmico e atual, e adquire características próprias devido à época e espaço. Refletir sobre essa relação é o que pretende este trabalho, baseando-se em conceitos éticos elaborados pelos filósofos mais importantes da história e fazendo uma ligação com a política da época. Após a reflexão histórica, faz-se uma análise dessa relação na atualidade, principalmente a nível de Brasil, ressaltando os escândalos de maior repercussão das duas últimas décadas. Enfim, busca-se conhecer os valores e princípios que norteiam a política.
Descritores: Ética, política e filosofia.
Introdução
Até que ponto a política é compatível com a ética? A política pode ser eficiente se incorporar a ética? Não seria puro moralismo exigir que a política considere os valores éticos? (SILVA, 2002).
O assunto em si suscita ampla controvérsia, dado o preconceito mais ou menos generalizado em relação à atividade política, percebida como campo muito pouco propício a comportamentos ditados pela moral. Efetivamente, nem sempre há convergência entre prática política e princípios morais, entre respeito à verdade e eficiência no exercício do poder. Este desencontro é muitas vezes interpretado em termos de uma incompatibilidade inelutável a situar Ética e Política em domínios opostos (DINIZ, 1998).
Nota-se que a realidade moral varia historicamente e, com ela, variam os seus princípios e normas universais que se deixassem de lado a experiência moral histórica, afastariam da teoria precisamente a realidade que deveriam explicar. Também é certo que muitas doutrinas éticas do passado não são uma investigação ou esclarecimento da moral como comportamento efetivo, humano, mas uma justificação ideológica de determinada moral, correspondente a determinadas