A relação entre filosofia e serviço social
Emanuelle Matias
Jéssica Cunha
Lucimá Carvalho
Mileide da Costa Chagas
Thaisa Mayelle
Alunas do 2º período do curso a distância de Serviço Social da Faculdade Anhanguera, pólo João Pessoa. Tendo como professoras a distância e presencial respectivamente Maria Mariciane Moraes Nunes e Maria Isabel Dantas.
Resumo: Este ensaio é referente aos questionamentos quanto à relação existente entre a Filosofia e o Serviço Social que foi requerido pela professora da disciplina Filosofia Aplicada ao Serviço Social, professora a distancia Maria Mariciane Moraes Nunes e a professora presencial Maria Isabel Dantas. Para realização deste trabalho foram utilizados textos auxiliares disponibilizados pelos professores juntamente com o livro da disciplina e os Slides apresentados nas aulas. O trabalho em si teve como intuito realizar discussões a respeito do tema levantado e fundamentar-se para a atuação, sob uma ótica filosófica, do profissional do Serviço Social.
Palavra-chave: Filosofia, Serviço Social, Questão Social
O que é Filosofia?
A fim de que possamos compreender o que é Filosofia se faz profundamente necessário analisarmos a sua definição enciclopédica, “A Filosofia (do Grego; philos - que ama + sophia-sabedoria, que ama a sabedoria) é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem”. De forma sintética nós podemos dizer que a Filosofia é o estudo de tudo, como nós vemos o mundo e a nós mesmos e as outras pessoas, a natureza e todas as coisas e situações que vivemos e presenciamos em nossas vidas.
Podemos dizer que filosofia é algo enigmático o ser em busca do desconhecido, é tentar buscar e revelar o que ainda não foi revelado representa a busca o conhecimento. Um distanciamento para com o mundo, Aristóteles dizia que era uma espanto e uma admiração para com a natureza. Filosofia é a desbanalização do banal. De discutirmos idéias e opiniões.