a relação entre conteúdo e expressão em um texto não verbal, em termos do percurso do olhar.
Alunos:
POLO
ASA NORTE - BRASÍLIA
2014
TRABALHO EM GRUPO – TG
Trabalho em grupo da disciplina Estudos Disciplinares III sobre a relação entre conteúdo e expressão em um texto não verbal, em termos do percurso do olhar.
POLO
ASA NORTE - BRASÍLIA
2014
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo mostrar a relação entre conteúdo e expressão em um texto não verbal.
Texto é uma relação entre um plano de expressão e um plano de conteúdo.
Um plano de conteúdo é o significado do texto (tema) e um plano de expressão é a manifestação do conteúdo em um sistema de significação verbal, não verbal ou sincrético.
O texto não verbal escolhido é a pintura “ABAPORU” de Tarsila do Amaral.
2.
Abaporu é uma pintura do movimento modernista brasileiro. O nome da obra significa “homem que come gente”. A valorização é lúdica, pois trata de valores artísticos como a pintura. Plano de conteúdo: A brasilidade moderna e colorida da época e o seu povo. Plano de expressão: Pintura Abaporu.
3. ANÁLISE DO PLANO DO CONTEÚDO
Época do modernismo brasileiro.
Brasilidade x Povo.
Brasilidade: As cores remetem intencionalmente as cores da bandeira brasileira.
Povo: A figura com o corpo extremamente grande remete o trabalho braçal do povo. A cabeça pequena remete o trabalho mental, pormenorizado, pois era o trabalho braçal que tinha maior impacto naquela época. A figura sentada no chão, os pés grandes, o nu significam como se ele estivesse plantado no chão brasileiro, sugerindo a ideia da terra, do homem nativo, selvagem. O sol e o cacto simbolizavam a penosa rotina do povo, dando duro debaixo de sol forte. O amarelo vibrante do sol significa o sol abrasador do Brasil, remetendo a Brasilidade.
4. ANÁLISE DO PLANO DE EXPRESSÃO
Estilo Pictórico.
Cores vivas que remetem as cores da bandeira brasileira como o azul, amarelo e