A relação entre “conteúdo e expressão” em um texto não verbal, em termos do percurso do olhar.
Para poder fazer essa analise é preciso definir o que é um texto não verbal.
Um texto é um conjunto de ideias que o autor quer transmitir que são interpretadas pelo leitor segundo seu conhecimento e sua experiência e vivência linguística e cultural. Um texto verbal é escrito ou falado usando-se palavras das línguas naturais, como português, espanhol, inglês, etc. Por outro lado, em um texto não verbal não se usa palavras, e sim signos visuais, como, imagens, figuras, gestos, dança, pintura, ou signos auditivos, como a música. Os dois podem ser usados tanto juntos como separados.
A relação entre o conteúdo e expressão implica o significado do texto e as técnicas usadas pelo autor para se expressar.
A imagem ao lado, Velho Aflito de Van Gogh, é uma pintura, exemplo de texto não verbal.
O conteúdo do texto não verbal é: um homem, aparentemente idoso, sentando em uma cadeira de madeira em um quarto.
A mesma foi pintada enquanto Van Gogh estava internado no manicômio de Saint-Rémy. É um possível retrato do que ele sentia, em um quarto vazio, sozinho sentando em uma cadeira humilde. Os traços delimitam as zonas, os efeitos de luz definem a texturas. As cores neutras em contraste com o azul da roupa fazem a imagem do homem idoso se destacar. Não é possível ver o rosto do senhor, mas sua cabeça apoiada nas mãos passa um sentimento de desespero e solidão.
O conteúdo e a expressão do texto estão diretamente ligados e são igualmente importantes para o entendimento. É possível, então, perceber que a imagem se trata de um retrato de desolação e desconsolo de uma velhice triste e solitária.