A relação da liderança com a motivação
LIDERANÇA com a
MOTIVAÇÃO
A motivação no trabalho é considerada como assunto recente:
Revolução Industrial – período em que usava-se punições, gerando um clima de medo entre os trabalhadores, que eram manipulados, tratados como objetos, instruídos sobre como e quando fazer, sem a chance de opinar ou sugerir mudanças no trabalho.
Pós Revolução Industrial - começou-se a falar em motivação e recompensas para incentivar a produtividade. As pessoas continuavam sendo manipuladas, entretanto de forma diferente.
As organizações perceberam que o ser humano no trabalho é mais complexo do que se esperava e passaram a fazer com que os colaboradores internos sentissem a sua utilidade e importância, porque apenas bons salários não eram mais suficientes, e sim, participação nas decisões, reconhecimento e satisfação das necessidades sociais, passando a ser o principal ativo, o capital intelectual das organizações e o departamento de
Recursos Humanos foi desenvolvido especialmente em função dessas necessidades.
Um desafio para as empresas atualmente é aliar motivação, satisfação e felicidade.
Liderança: é a competência de influenciar pessoas. O líder é um indivíduo no qual o grupo confia e acredita que ele é possuidor de meios o atendimento de suas necessidades. São três estilos básicos de liderança: Autocrática – centralização do poder nele;
Liberal – o grupo decide e o líder pouco participa; Democrática – decisão compartilhada entre liderança e o grupo de trabalho.
Liderança transacional transformacional
e
Transacional: Os liderados cumprem as vontades dos líderes para conquistarem as recompensas desejadas, o líder desse estilo demonstra confiança quando estabelece metas ambiciosas individuais ou em grupo.
Transformacional:
Os liderados possuem autonomia, o líder desse estilo restringem a burocracia desnecessárias, estimula a cooperação em equipe, visando atingir as metas empresariais.
Motivação: é o impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir