A relação da educação profissional com o PROEJA.
Adriano Doce Dias Benmuyal
Pós-Graduando em PROEJA-ARTE-AMAZÔNIA - UFPA
Resumo
Este artigo analisa o PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) particularmente no nível médio, e sua relação com a formação na educação profissional. Discute sua origem dentro do atual governo e aponta algumas contradições entre o discurso oficial, a proposta do programa e sua materialização no cenário educacional brasileiro.
Palavras-chaves: PROEJA, Ensino Médio, Educação Profissional.
Abstract
This article analyzes the PROEJA (National Program for Integration of Vocational Education with Basic Education Modality Youth and Adult Education) particularly at the secondary level, and its relationship to training in vocational education. Discusses its origin within the current government and points out some contradictions between the official discourse, the proposed program and its materialization in the Brazilian educational scenario.
Keywords: PROEJA, Secondary Education, Vocational Education.
Introdução.
Diante dos dias atuais, é importante cada vez mais as discussões sobre a educação profissional, no intuito de pensar em uma formação de jovens e adultos que esteja de acordo com a sociedade contemporânea sem deixar de lado o humanismo.
As pesquisas atuais não exigem apenas a preparação profissional mas uma formação emancipatória, que valorize o sujeito em seu sentido tolitário. Assim sendo, a modalidade da Educação de Jovens e Adultos constitui um fator relevante para a construção de uma nova sociedade, com cidadãos críticos e reflexivos de sua atuação.
O que me levou a realização deste trabalho, nasceram a partir das minhas inquietações quanto professor, diante da necessidade observada de profissionais emancipados, críticos e reflexivos na sociedade contemporânea, em que a educação