A reforma pol tica seria o principal para o combate corrup o no Brasil
O Financiamento de dinheiro público não contabilizado destinados á campanhas eleitoral, é um dos principais assuntos, quando a questão seria reforma politica. Se esse é principal problema no Brasil, relacionados á corrupção, Como evitar que isso aconteça?
Para a cientista política Helcimara Telles, da Universidade Federal de Minas Gerais, a solução passa por uma reforma política. “Em cada pleito, cada estado tem 3 mil candidatos na disputa. Essa alta competitividade, por exemplo, faz com que os candidatos tenham que gastar muito para se sobressair”, disse. “Essa competitividade faz com que as campanhas fiquem muito caras”, completou.
Helcimara Telles, também acredita que uma resposta seja a participação e a consciência popular. “A corrupção no Brasil acaba gerando não só a necessidade de uma reforma do sistema eleitoral, mas a própria necessidade de o público interferir na concepção da democracia, na proliferação de espaços mais participativos no país e de maior controle das políticas públicas.”
Partidos como PT, PSOL, e PMDB, Defendem e acreditam que á pratica de financiamento público nas campanhas sejam a raiz da corrupção, pois essa proibição fatalmente levará á uma drástica redução de custo, e irá acabar com a desigualdade entre ambos. “O financiamento público ajuda a moralizar as eleições e dá igualdade de condições a todos, além do combate à corrupção”, explica senador Luiz Henrique (PMDB-SC).
Mas há quem também, quem é contra o financiamento público, pois independente que acabe, não resolve o problema da corrupção, alguns politico continuariam recebendo doações ilegais por meio de caixa de dois para inflar á campanha. O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), responsável pelo tema dentro do partido, diz que o ideal é o sistema misto, com aprimoramento das regras de transparência e controle, com fixação de limites e uma mudança para reduzir os custos.
Concluindo, respondendo a pergunta