RELAT RIO DE INORG
1. Objetivo:
Examinar o comportamento dos compostos iônicos e suas propriedades em meio ácido e básico, seus devidos pHs e averiguar os processos de hidrólise, anfoterismo, deslocamento de equilíbrio, hidratação e deliquescência destes compostos.
2. Procedimentos experimentais:
Materiais e reagentes:
Bastão de vidro;
Ácido clorídrico (aq.)
Béquer de 50 mL;
Béquer de 100 mL;
Papel indicador universal;
Pêra;
Pipetas de 10 mL;
Tubos de ensaio;
Vidro de relógio;
Cloreto de cálcio (s)
Cloreto de sódio (s)
Hidróxido de sódio (aq.) 0,05 mol/L
Hidróxido de sódio (aq.) 0,10 mol/L
Magnésio metálico (s)
Sulfato de alumínio (aq.) 0,1 mol/L
Sulfato de magnésio (aq.) 0,1 mol/L
Sulfato de sódio (aq.) 0,1 mol/L
Sulfato de zinco (aq.) 0,1 mol/L
2.1. Hidratação e deliquescência (demonstrativo):
Foi colocada uma pequena porção de cloreto de cálcio (CaCl2) e cloreto de sódio (NaCl) em dois vidros de relógio para serem observados ao final da prática.
2.2. Hidrólise, deslocamento de equilíbrio e anfoterismo
Foi adicionado 1,0 mL de solução de sulfato de alumínio (Al2(SO4))3 em um tubo de ensaio e verificado seu pH utilizando papel indicador universal.
Acrescentou-se ao tubo um pedaço lixado de fita de magnésio, observando o conteúdo do tubo e da fita após o término da liberação gasosa. Para um efeito comparativo, repetiu-se o teste substituindo a solução de sulfato de alumínio por soluções de sulfato de zinco (ZnSO4), sulfato de magnésio (MgSO4) e sulfato de sódio (Na2SO4).
Adicionou-se, 1,0 mL de solução aquosa de sulfato de alumínio em dois tubos de ensaio.
Foi adicionado, gota a gota, solução de hidróxido de sódio (NaOH) 5% até ser observado o término da precipitação nos dois tubos.
Em um dos tubos contendo o precipitado, adicionou-se, gota a gota, solução aquosa de ácido clorídrico (HCl) 10%. No outro tubo, continuou-se adicionando NaOH até que se obtivesse grande excesso da base e observasse se havia dissolução do precipitado nos tubos.
Foi repetida a