TRABALHO GEOGRAFIA GUERRA FRIA
A GUERRA FRIA E A ORDEM MUNDIAL BIPOLAR
A destruição da Europa durante a Segunda Guerra marcou o fim do poder que o continente acumulara nos séculos anteriores. A economia europeia estava desorganizada e mergulhada no esforço de sua reconstrução.
Os governantes dos países europeus foram obrigados a enquadrar-se em uma nova ordem mundial, cuja liderança seria disputada pelas potências de fato vitoriosas na guerra: os Estados Unidos e a União Soviética.
No início da década de 1940, a União Soviética já se destacava das demais economias do mundo em alguns setores produtivos. Após 1945, com a expansão do socialismo, a União Soviética passou a exercer influência direta em quase todos os continentes.
Os Estados Unidos por sua vez, tornaram-se a principal liderança do mundo ocidental (capitalista).
A geopolítica bipolar, marcada pela supremacia dos Estados Unidos (capitalismo) e da União Soviética (socialismo), definiu as relações internacionais e os principais conflitos mundiais.
Em 1947, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman lançou a Doutrina Truman, cujos princípios norteariam a rivalidade entre Estados Unidos e União Soviética. Denominada também Doutrina de Contenção, foi criada com o firme propósito de barrar a expansão socialista e inaugurou quatro décadas de disputa entre as duas superpotências. Era o início da Guerra Fria, da corrida armamentista e tecnológica e da disputa para a ampliação das suas esferas de influência em todo o mundo.
A interferência dos Estados Unidos e da União Soviética ocorreu nos principais conflitos entre 1947 a 1989, cada país apoiando um dos lados envolvidos.
A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU)
A ONU foi criada em 1945 pela Conferência de São Francisco, com o objetivo de assegurar a paz mundial e promover a cooperação entre os países envolvidos.
Apesar disso, desde sua criação, não se pôde impedir que ocorressem, no mundo, centenas de conflitos que levaram à morte mais de 20 milhões de pessoas.
Quase todos