A reestruturação do trevo do atacadão
Danilo Frederico Pereira
Discente do segundo semestre no curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Mato-Grosso (UFMT).
Gabriela Costa Sandoval
Designer de Interiores e discente do segundo semestre no curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Mato-Grosso (UFMT).
Luisa Pegorini Souza
Discente do segundo semestre no curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Mato-Grosso (UFMT).
Resumo: O artigo aborda a análise referente á solução urbanística adotada na rotatória do complexo do Tijucal, baseada no estudo do tráfego local que gerou a necessidade dessa intervenção. Para isso, foram utilizados embasamentos teóricos e estudos de casos semelhantes, a fim de diagnosticar os prováveis benefícios e malefícios que serão gerados por esse empreendimento em um raio de quinhentos metros a partir da rotatória, quais serão os possíveis impactos para os moradores e comerciantes e quem se beneficiará, de fato, com essa grande obra.
Palavras-chave: Tijucal, Copa, mobilidade, Urbanismo.
Title: The Restructuring of the "intersection of Atacadão"
Abstract: This paper discusses the analysis referring to the solution adopted in the urban complex rotational Tijucal, based on the study of local traffic that generated the need for such intervention. For this, we used a grounding and theoretical studies of similar cases in order to diagnose the probable benefits and detriments that will be generated by this project in a radius of five hundred meters from the roundabout, what are the potential impacts to residents and merchants and who will benefit, in fact, with this great work.
Keywords: Tijucal, Cup, mobility, urbanism.
INTRODUÇÃO
As Obras de Mobilidade em Cuiabá, hoje em curso, são o resultado de estudos do extinto IPDU (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano) que já vem sendo discutidas ao longo do tempo (dados