A rede urbana do Distrito Federal
a) População absoluta do Distrito Federal.
A população de Brasília é estimada em 2.455.903 habitantes, segundo estudo do IBGE publicado no Diário Oficial da União de 05/10/2007.
b) As atividades econômicas mais importantes realizadas no Distrito Federal. Elas podem ser agrupadas da seguinte forma: atividades ligadas à terra ( agricultura, pecuária, extrativismo); atividades ligadas à transformação (indústrias); atividades ligas a serviços (educação, saúde, bancos, lazer, etc.).
No Distrito Federal a atividade econômica mais importante é a atividade ligada aos serviços, porque esta é uma região administrativa por conter a sede do governo do país - Brasília.
O DF é dividido, atualmente, em 29 regiões administrativas, sendo a principal Brasília, capital do país e as demais são chamadas pela população local de “cidades-satélites”.
Brasília se destaca por ser o centro de várias atividades econômicas, entre elas:
1) agricultura e extrativismo vegetal,
2) pecuária (rebanho bovino, suíno, ovino, caprino, de coelhos, aves);
3) indústria (extrativa mineral e de transformação);
4) construção civil (residencial, comercial, industrial e outros);
5) prestação de serviços (energia elétrica, abastecimento de água, saneamento básico, limpeza pública, remoção de lixo, urbanização, transportes, arrecadação de impostos, órgãos públicos e bancos públicos).
A Região Administrativa de Brasília conta com várias empresas comerciais de micro e grande porte que formam um dos setores mais destacados que empregam mão-de-obra e, ao mesmo tempo, constituem local de compra, passeio, lazer e negócios. É a rede de Centros Comerciais, como Conjunto Nacional, Liberty Mall, Brasília Shopping, Pátio Brasil, Venâncio 2000 e Venâncio 3000.
Existem várias indústrias, em destaque as de transformação e construção civil. As principais indústrias de transformação são as de produtos alimentícios,