A reconceituação do serviço social
Toda profissão é permeada por um contexto histórico, para tal se faz necessário identificá-la com essa história. Assim, em grupo, faça a leitura do texto e, após, enumere suas dúvidas em relação ao mesmo para discutirmos na próxima aula.
O Contexto Histórico do Serviço Social.
22/08/2014
O Brasil viveu por 21 anos uma ditadura militar, caracterizada pelo autoritarismo - falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão (prisão, tortura e muitos mortos) aos que eram contra o regime militar.
Paralelamente ao regime instaurado pela ditadura militar no Brasil, onde a sociedade foi calada pela força, inicia-se a articulação do movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, fundamentado na insatisfação dos profissionais que se conscientizavam de suas limitações tanto no campo teórico - instrumentais quanto nas político-ideológicas. Com a conscientização da opressão e dominação é institucionalizada uma perspectiva de mudança social. A ditadura militar no Brasil com o modelo político e econômico – controle social, baseado na "cultura do medo", repressão as classes populares atinge também os profissionais do serviço social onde a sua atuação é limitada.
Diante dessa conjuntura da sociedade brasileira o Serviço social busca assumir uma prática com tendências modernizadoras que prioriza as demandas e interesses da clientela do Serviço Social.
A política social torna-se apenas uma estratégia para minimizar a conseqüência do capitalismo delineado na exploração dos trabalhadores e na grande concentração de renda. A concepção de questão social está enraizada na contradição capital x trabalho, em outros termos, é uma categoria que tem sua especificidade definida no âmbito do modo capitalista de produção (MACHADO, 1999, p.42, grifo nosso) O Serviço Social contribui então, para a reprodução e produtividade da força de trabalho. As empresas criam programas