A realidade educacional brasileira
O Conceito do gênero textual,
Gênero textual do agrupamento narrar, Tipos de gêneros de narrar,
Textos narrativos
MANTENA
2013
INTRODUÇÃO
A infraestrutura das escolas é um dos aspectos da educação brasileira que vem chamando a atenção há muito tempo. A consolidação dos processos de avaliação educacional no Brasil tem levado ao aprofundamento de estudos sobre os fatores associados relevantes que possam explicar o desempenho escolar dos alunos nos exames padronizados. Dentro das escolas e não entre as escolas os dados a seguir são consistentes com países desenvolvidos, cuja infraestrutura escolar se apresenta de forma justa entre as escolas. Não obstante, tais achados não parecem ser comprovados em países que possuem um sistema educacional não justo. É o caso do Brasil, por exemplo, onde a responsabilidade pela oferta da educação básica é dividida entre estados e municípios. Em um cenário de grandes desigualdades regionais e com a enorme disparidade existente entre as diversas redes de ensino, os estudos sobre fatores associados ao desempenho.
ANÁLISE DO ARTIGO “UMA ESCALA PARA MEDIR A INFRAESTRUTURA ESCOLAR”
A pesquisa em si informa um número grande de escolas que se enquadram no nível de infraestrutura elevado, próximo do ideal.
O Censo Escolar da Educação Básica, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), coleta dados sobre as escolas, turmas, docentes e alunos brasileiros. Os dados aqui utilizados foram extraídos do Censo Escolar 2011 e são provenientes do formulário Cadastro das Escolas, onde se reúnem informações sobre Caracterização/Infraestrutura e equipamentos. Os dados do estudo revelam que as grandes diferenças entre as regiões do país aparecem também na infraestrutura das escolas. Das 24.079 unidades de ensino da Região Norte, 71% podem ser consideradas no