A radiaçao do Corpo Negro
MODERNA
Amy Guerra . Arthur Paim . Eric Campos .
Gianluca Atademo
INTRODUÇÃO
No final do séc. XIX, cientistas de todo o mundo acreditavam que os conhecimentos sobre as leis físicas tinham chegado ao fim, sendo que até então, as leis do eletromagnetismo, propostas por James Clerck Maxwell e Michael Faraday, eram consideradas o ponto final do conhecimento físico, e nada mais poderia ser descoberto na ciência da natureza.
AS DIFICULDADES DA FÍSICA
CLÁSSICA
Em 1905 o jovem Einstein mostrou que a Mecânica de Galileu e Newton não estava correta e que as concepções usuais de espaço e tempo tinham de ser
INTRODUÇÃO À MECÂNICA QUÂNTICA
No final do século XIX, começaram a surgir alguns problemas, principalmente com os corpos microscópicos que não se encaixavam nas teorias clássicas. Nascia assim a Física Quântica.
af
A FÍSICA QUÂNTICA
A Física Quântica surgiu como a tentativa de explicar a natureza naquilo que ela tem de menor: os constituintes básicos da matéria e tudo que possa ter um tamanho igual ou menor.
A FÍSICA QUÂNTICA
RADIAÇÃO DO CORPO NEGRO
É um corpo ideal que absorve toda a radiação térmica que incide nele. Assim ele é um absorvedor perfeito, logo seu poder de absorção α é igual a 1.
A radiação do Corpo
Negro
A radiação do Corpo
Negro
UM CORPO NEGRO ABSORVE TODA LUZ QUE INCIDE SOBRE ELE
A radiação do Corpo
Negro
Radiação do Corpo
Negro
Radiação do Corpo
Negro
Radiação do Corpo
Negro
A hipótese de Planck
Efeito Fotoelétrico
Consiste na emissão de elétrons quando uma placa metálica é iluminada com luz de determinada frequência.
O efeito era facilmente observado para a luz violeta, mas não era bem observado para a luz vermelha independente da intensidade. A taxa dos elétrons emitidos era proporcional a intensidade da luz
A energia máxima dos elétrons emitidos não era afetada pela sua intensidade da
Equação do Efeito
Fotoeletrico
Em princípio, o efeito fotoelétrico não levantava grande