Radiação do Corpo negro
Radiação térmica é o termo utilizado para definir a radiação emitida por um corpo devido a sua temperatura, essa radiação é emitida e absorvida por todos os corpos, independentemente da sua temperatura. A temperatura influencia na radiação de forma que quando o corpo está mais quente que o meio há um maior índice de emissão de radiação do que o de absorção, assim como quando o corpo está mais frio que o meio o índice maior é o de absorção, isso ocorre pois o corpo busca entrar em equilíbrio térmico com o ambiente, momento esse no qual os índices de emissão de radiação são os mesmo que o de absorção.
A radiação térmica nem sempre é visível aos olhos humanos quando o corpo emissor está a uma temperatura relativamente baixa, porém conforme sua temperatura se eleva podemos ver a radiação sendo emitida, “Consideremos, por exemplo, o aquecimento de um atiçador de ferro no fogo, de onde o retiramos periodicamente para observarmos suas propriedades. Quando o atiçador está ainda a uma temperatura relativamente baixa, ele irradia calor, mas esta radiação não é visível. Com a temperatura crescendo, a quantidade de radiação que o atiçador emite aumenta muito rapidamente, e notamos efeitos visíveis. O atiçado adquire uma cor vermelha apagada, depois uma cor vermelha brilhante, e, a temperaturas muito altas, uma cor branco-azulada intensa.” (EISBERG e RESNICK, 1979).
Existe um caso em especial no qual quando um corpo recebe radiação térmica do ambiente e à absorve completamente, sem emitir radiação de volta ao ambiente. Nesse caso, chamamos o corpo de corpo negro. Outro fator característico do corpo negro é a intensidade da radiação emitida, que independentemente do material com que o corpo é confeccionado é sempre a mesma (para temperaturas iguais), como mostra a Imagem 1.
Imagem 1: Intensidade da radiação do corpo negro pelo comprimento de onda
Fonte: http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/amorim/materiais/Aula_3_FEE0001.pdf (Acessado em