Radiação de Corpos Negros
*contexto histórico
Tudo teve inicio no ano de 1800, quando o astrônomo inglês Sir William Herschel estava observando a decomposição da luz branca ao atravessar um prisma.
Herschel mediu a temperatura das cores, e descobriu que o efeito térmico aumentava à medida que o termômetro se aproximava da cor vermelha. Além de perceber isso ainda, ele viu que a efeito continuava a aumentar mesmo depois do vermelho, na parte escura do espectro.
Ele continuou com seus estudos e que na segunda metade do século XIX passou a ser conhecida a radiação de corpo negro. Essencialmente, é o seguinte: qualquer corpo em determinada temperatura, irradia energia, que depende dessa temperatura. E como Herschel já havia descoberto, cada temperatura está associada a uma freqüência, isto é, a uma determinada cor.
*contexto cientifico
Iniciando os estudos de física da historia, podemos ver que até o século XIX só se tinha conhecimentos , teorias e leis da Física Clássica, de Galileu Galilei( que tratava do movimento com aceleração nula ou constante), Johannes Kepler, Isaac Newton com a Mecânica Clássica e James Maxwell. Com os quais se entendia toda a natureza, mas eram validas apenas para o mundo microscópico. Houve uma revolução, passando da física clássica para a moderna. A física moderna foi aceita pois a clássica não se aplicava sistemas físicos microscópicos e a altas velocidades. Logo após vinheram as descobertas de Einstein sobre a teoria da relatividade, surgiram novos conceitos de espaço, tempo, massa e energia. Max Planck, auxiliou o surgimento da Física Quântica.
Depois de tantas descobertas no ramo da física, mais um fenômeno revolucionário surgia a radiação eletromagnética emitida por um corpo aquecido. Stefan disse experimentalmente que “[...] o poder emissor de um corpo negro era proporcional à temperatura absoluta elevada à quarta potência.”. Em seguida Boltzmann deu uma explicação teórica, sendo a partir daí este resultado conhecido como