a quimica e o meio ambiente
No entanto, muitos dos problemas ambientais que se iniciaram em décadas passadas, como a contaminação biológica das águas de consumo, só serão solucionados quando forem aplicados métodos científicos em geral e químicos em particular.
É preciso reconhecer que a maior parte dos problemas ambientais hoje em dia, como o aquecimento global, se dá em razão das substâncias produzidas sinteticamente pela ação da química. O problema não está na Química em si, mas, sim, no uso irracional, egoísta, ganancioso, desenfreado e em excesso destes produtos por parte do ser humano.
Em outro extremo notamos que o meio ambiente é químico, ou seja, possui compostos químicos naturais que podem solucionar grandes problemas da humanidade, como o câncer, só para citar um exemplo.
Assim, nesta seção será analisada a química responsável pelos problemas ambientais, a química do meio ambiente e a importância desta ciência para a resolução dos problemas existentes neste campo e para o impedimento de outros que possam vir a surgir. Química Ambiental estuda os processos químicos que acontecem na natureza, sejam eles naturais ou causados pelo homem, e que comprometem não só a saúde humana, mas de todo planeta.
A Química Ambiental teve sua origem na Química Clássica e se tornou uma ciência interdisciplinar por envolver outras matérias como: Biologia, Ecologia, Geologia.
Essa parte da química estuda as mudanças que ocorrem no meio ambiente, mais precisamente, os processos químicos que envolvem essas mudanças e que causam sérios danos à