A QUESTÃO SOCIAL
1 INTRODUÇÃO 3
2 desenvolvimento 4
1 INTRODUÇÃO A questão social nos remete sempre a pensar sobre a forma de organização da sociedade e as diversas maneiras utilizadas para que as mazelas que atingem os menos favorecidos sejam reduzidas ou quem sabe até aniquiladas.
Durante a produção deste trabalho buscou-se responder as seguintes questões norteadoras:
►Quais foram ás expressões da questão social no surgimento do serviço social?
►Como era tratada a questão social no inicio do Serviço Social no Brasil, e agora, e da mesma forma?
►Na atualidade, quais são essas expressões?
►Existe uma relação concreta entre refrações da questão social
No passado e no presente? Quais são elas?
►Como a população se manifesta contra as Expressões da questão social? Sendo a questão social entendida como o conjunto de expressões das desigualdades sociais, ela torna-se o objeto de estudo do serviço Social. A questão social é muitas vezes vista como um objeto do serviço social. O conceito de questão social está relacionado com o sistema capitalista de produção, ou seja, a forma como a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida. Assim, o capitalismo dá origem a muitas desigualdades sociais, uma área vital de intervenção do Serviço Social.
2 desenvolvimento
2.1 a questão social
A Questão Social evidencia-se no século XIX ocasionada por grandes transformações econômicas, sociais e políticas desencadeada pelo processo de industrialização na Europa, com a “tomada de consciência” por parte da classe trabalhadora de sua condição de exploração, onde o desenvolvimento econômico crescia na mesma proporção que o pauperismo. A questão social foi constituída em torno das transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas na Europa do Século XIX, devidas à