A questão social e sua trajetória
arilma conceição de melo
a questão social e sua tragetória
Esplanada
2013
ARILMA CONCEIÇÃO DE MELO
A QUESTÃO SOCIAL E SUA TRAGETÓRIA
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociologia, FHTM do Serviço Social, Ciência Política e Filosofia.
Profs. Sergio Goes, Rosane Malvezzi, Marcia Bastos e Giane Albiazzetti.
Esplanada
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO............................................................................................ 4
2 DESENVOLVIMENTO................................................................................ 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................... 8
4REFERÊNCIAS..........................................................................................9
1INTRODUÇÃO
A “questão social” é definida no dia a dia, intermediada pelas suas expressões. Para CARVALHO e IAMAMOTO, (1983, pg.77), a questão social é:
“A questão social não é se não as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão.” Portanto a concepção da questão social está vinculada ao processo da denominação, trabalho-capital. Esses dois elementos contribuiu para a origem do serviço social e o seu objeto de estudo, a “questão social” e o agravamento de suas expressões. Para entendermos melhor esse conceito e sua gênese,