A questão do território no brasil resenha
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
RESENHA CRÍTICA
Rio Branco-Acre,
Abril de 2013
Dayane Brito de Albuquerque;
Déborah Santos de Souza; Moisés Ramos de Souza;
RESENHA CRÍTICA
Resenha crítica do livro A questão do território no Brasil, escrito por Manuel Correia de Andrade, apresentado ao Professor Valtemir Evangelista, Docente da disciplina Geografia política e Geopolítica, no Curso de Geografia Licenciatura, junto a Universidade Federal do Acre - UFAC, como parte para composição da N1.
Rio Branco-Acre,
Abril de 2013
1. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ANDRADE, Manuel Correia. A questão do território no Brasil. São Paulo: Editora hucitec, 2004.
2. O AUTOR Manuel Correia de Andrade é bacharel em direito (UFPE, 1945), bacharel e licenciado em Geografia e História (Unicap, 1947), pós-graduado em Geografia (Universidade de Paris, 1965), professor catedrático concursado em Geografia Econômica da UFPE (1966), fundador, coordenador e professor do Mestrado em Geografia da UFPE (1976/1979), pesquisador emérito da Fundação Joaquim Nabuco (1990), doutor honoris causa pela Universidade Federal de Alagoas (1993), membro do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e econômicas (Ipespe),
3. PERSPECTIVA TEÓRICA O livro tem como objetivo abordar de forma clara como se dá a questão do território no Brasil, desde o período colonial até a globalização. Manoel Correia de Andrade aborda a questão da ocupação territorial do Brasil e a evolução das cidades e vilas brasileiras nos séculos XVI e XVII. Também aborda a Pecuária e produção de alimentos no período colonial, a questão da terra na primeira república e da vida camponesa: cultura e tradição. O autor também mostra pontos da Sociedade e reforma agrária no Brasil, dos meios de comunicação e o problema do separatismo no Brasil.
O livro é constituído por dez