A questão do racismo nas obras de Monteiro Lobato
Obras do autor como o livro “Caçadas de Pedrinho” deve ser banido da bibliografia escolar?… Eu acredito que não. Na época em que Lobato escreveu o livro, nada disso era entendido como pernicioso. Nenhum negro iria se manifestar ofendido pela caracterização de Tia Nastácia como analfabeta, ignorante, supersticiosa, porque isso não era ficção; era a realidade para a esmagadora maioria dos negros no Brasil, recém-saídos da escravidão e sem a menor chance de progresso social.
As obras de Lobato são estórias tão cheias de detalhes e informações que podem ser usadas inclusive para discutir, na sala de aula, questões como o racismo, entre outras.
É interessante que o professor, os pais aproveitem essas obras para fazer uma comparação com o tratamento dado a essas questões na obra e nos dias de hoje. É um momento rico, que deve ser aproveitado amplamente por pais e educadores. A literatura brasileira é uma parte da história do país e as obras de Monteiro Lobato, contendo apologias ou não ao racismo, são obras importantes, sendo assim devem ser mantidas e lidas com mais frequência