Introdução a Filosofia
1) INTRODUÇÃO...........................................................................................................2
2) QUESTÕES DISCURSIVAS.......................................................................................2
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................11
1.INTRODUÇÃO
Este trabalho baseia-se no estudo teórico acerca da Filosofia do Direito, em que será feito uma análise sobre as questões discutidas abaixo, sendo tratadas com questões discursivas.
2. QUESTÕES DISCURSIVAS:
1) Discorra sobre a noção e sobre a importância da filosofia do direito para o direito, levando em conta a diversidade de conceitos possíveis e a temática variada da qual se ocupa a chamada jusfilosofia.
RESPOSTA: O entendimento trazido pelo doutrinador Paulo Nader¹ sobre o assunto de conceitos e as temáticas da jusfilosofia.
Panorama que se vislumbra do lado do ser pesquisador. Do outro lado, subjaz, o ser pesquisado, o campo universal de estudo, o objeto geral do conhecimento, que guarda em si unidade lógica, equilíbrio, nexos de complementação. A realidade reúne infinitos liames, cabendo ao cientista a sua aplicação. As leis naturais possuem afinidades entre si, enquanto que as leis humanas se relacionam, compondo os dois conjuntos um quadro unitário de amplas convergências, donde se infere que todas as ciências mantêm elos entre si, estreitos ou não, múltiplos e singulares.
À medida que tomamos conhecimento dos laços que unem a Filosofia do Direito com outros setores do saber, mais se esclarece o seu conceito, mais se coloca em evidencia o seu papel de informar o Direito e de iluminar, para observação dos juristas, o ordenamento jurídico.
A Filosofia do Direito se relaciona, mais intimamente, com:
Filosofia Geral – Sendo a Filosofia Jurídica uma projeção da Filosofia nos domínios do Direito, é natural que venha dali uma