A QUESTÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA
---------( NOME)-------------------
A QUESTÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA
PATOS-PB 2013 -----------( NOME )-----------
A QUESTÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA
Trabalho de ---------(NOME)------------------- apresentado a Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de media bimestral na disciplina de Ética, Política e Sociedade, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I.
Orientadores: Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.
PATOS-PB 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Em todo o mundo, as pessoas deficientes estão entre os mais pobres dos pobres, vivendo vidas de desvantagens e privação. Por quê?
Tradicionalmente, a deficiência tem sido vista como um “problema” do individuo e, por isso, o próprio individuo teria que se adaptar à sociedade ou ele teria que ser mudado por profissionais através da reabilitação ou cura.
Hoje, as pessoas portadoras de deficiência e suas organizações descrevem, a partir de suas experiências, como as barreiras econômicas e sociais têm obstruído a participação plena das pessoas portadoras de deficiência na sociedade.
Estas barreiras estão espalhadas a tal ponto que nos impedem de garantir uma boa qualidade de vida para nós mesmos.
Esta explicação é conhecida como o modelo social da deficiência, porque focaliza os ambientes e barreiras incapacitantes da sociedade e não as pessoas deficientes. O modelo social foi formulado por pessoas com deficiência e agora vem sendo aceito por profissionais não deficientes. Ele enfatiza os direitos humanos e a equiparação de oportunidades.
2 DESENVOLVIMENTO Durante séculos, sociedades em todo o mundo foram