Métodos das Partidas Dobradas
Instituto de Ciências Exatas
Departamento de Engenharia de Produção
Métodos das Partidas Dobradas
Curso: Engenharia de Produção
Disciplina: Contabilidade Geral
Duque de Caxias/2014
Introdução
Pessoas jurídicas e físicas, com grande patrimônio, fazem uso da contabilidade para controlar as transações que alteram seu patrimônio e ajudam os gerentes e diretores na tomadas de decisões fornecendo relatórios contábeis aos mesmos. Dito isso, o método contábil das partidas dobradas tem um papel fundamental na contabilidade.
Este método contábil permite registrar os eventos que afetam o patrimônio da entidade (Empresa, banco, etc.). Criado pelo frei franciscano chamado Irmão Lucas Pacioli em seu livro Summa de arithmetrica, geométrica, porportioni et proportionalita em 1494.
Após o lançamento do livro, o método das partidas dobradas se tornou mundialmente aceito e é utilizado até hoje. Este método consiste no entendimento que para cada devedor existe respectivo credor. Dessa forma cada débito corresponde a um crédito de igual valor. Esses débitos e créditos podem ocorrer de tais maneiras:
Uma conta debitada e uma conta creditada
Uma conta debitada e varias contas creditadas
Varias contas debitadas e uma conta creditada
Varias contas debitadas e varias contas creditadas
Neste método deve ter atenção para que não haja erro na hora de registrar os débitos e créditos corretamente nas suas respectivas contas, e não se enganar também quanto a natureza destas contas. As transações registradas por este método devem ser identificadas relacionando o débito de uma conta a seu respectivo credito em outra, não esquecendo da data deste lançamento.
Método das partidas dobradas
Inicialmente para se entender este método é necessário um conhecimento sobre as naturezas das contas.
Vemos aqui que o ativo é de natureza devedora devido à palavra débito vir do latim “debes” que significa pertencente a mim, o que corresponde