pedagogia
Diversidade na educação
Estamos vivendo em uma sociedade onde valores estão sendo cada vez mais questionados, há uma pluralidade de culturas e, além disso, cobra-se da escola uma formação para a cidadania, para a tolerância e para a diversidade cultural. Em contrapartida, a busca por respostas imediatas, a corrida frenética contra o tempo, a competição exacerbada e um mundo globalizado são alguns dos fatores que estão presentes no dia-a-dia de qualquer ser humano e que, por conseguinte, geram uma preocupação muito grande. À escola e aos profissionais da educação tem sido dada a tarefa de problematizar essa realidade e encontrar meios que desafiem os preconceitos, respeitem as diferenças e valorizem as diversas culturas.
Para a secretaria de educação continuada, alfabetizada diversificada (secard), órgão no ministério da educação deve se trabalhar sem separação de questões como desenvolvimento socialmente justo é ecologicamente sustentável como: gênero e diversidade orientação sobre a diversidade racial entre outros.
As avaliações levada a cabo por esse departamento tem por objetivo subsidiar os processos de aperfeiçoamento de redesenho dos programas.
Para tanto, a utilização de metodologia quantitativa visando organizar e refinar os objetivos específicos e as ações em indicadores mensuráveis e de abordagens qualitativa, buscando delinear os contextos dos programas e a situações dos beneficiários.
Vivemos numa sociedade que, embora seja cada vez mais globalizada e plural, é marcada por atitudes discriminatórias, preconceitos e conflitos entre os diferentes grupos. Torna-se relevante, então, compreender o tipo de resposta que tem sido dada a esse caráter plural nas escolas, assim como nas propostas que orientam as praticas educativas. Visamos então, a compreender perspectivas referentes ao tratamento da diversidade cultural nas propostas.
Por a