a questao da homofobia e diversidade sexual
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Homofobia é um termo utilizado para designar uma espécie de medo irracional diante da homossexualidade ou da pessoa homossexual, colocando este em posição de inferioridade e utilizando-se, muitas vezes, para isso, de violência física e ou verbal.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A Questão da Homofobia e Diversidade Sexual
A homofobia, que significa MEDO AO IGUAL são atitudes e pensamentos negativos relacionados a lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e pessoas intersexuais. Essas atitudes se referem à antipatia desprezo, preconceito, aversão e medo irracional. Muitas vezes aqueles que guardam estes sentimentos não definiram completamente sua identidade sexual, gerando dúvidas e revolta, que são transferidas para aqueles que já definiram suas preferências sexuais.
Ultimamente a homofobia é descrita como a aversão (daí o sufixo fobia, que também é ligado ao medo) aos homossexuais. Entretanto, ultimamente a homofobia passa de uma descrição a aversão propriamente dita e para ser também instrumento para banalização, preconceito e discriminação contra gays, lésbicas, bissexuais e travestir. Estima-se que, no Brasil, os mais de 60 mil casais gays do país sejam apenas a ponta do iceberg desse comportamento ( que é julgado pelos homofóbicos como um desvio de conduta moral passível de punições): dez por cento da população adulta brasileira se declara como homossexual. De acordo com uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro com 416 homossexuais apontou que 60% dos entrevistados já tinham sido vítimas de agressão e 58,5% deles já havia enfrentado discriminação ou humilhação pelo comportamento sexual que apresentam.
Na outra face da moeda, uma pesquisa com cinco mil