A quem interessa rivalidade entre Brasil e Argentina?
Cabe ressaltar que esta rivalidade teve início antes mesmo da invenção do futebol, pois Espanha e Portugal, após o descobrimento da América, dividiram a América com o Tratado de Tordesilhas, iniciando assim essa rixa. Após a independência destes países a rivalidade aumentou, tendo como ápice a Guerra Cisplatina, onde argentinos e uruguaios uniram-se contra o Império do Brasil e o resultado foi a criação da República Oriental do Uruguai.
Sabemos que o interesse econômico dos bancos ingleses na região da Cisplatina foi o ponto de partida para a mediação dos interesses em conflitos entre as nações, desta forma a atuação mediadora e a criação do que hoje é o Estado soberano do Uruguai, transformou se em uma derrota moral ao Império do Brasil.
Devemos considerar que com a implementação em 1991 do MERCOSUL, anterior a ALCA que foi criada em 1994, que é composto pelos países da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, que adotando políticas de integração econômica e aduaneira estreitou a relação entre os membros destes blocos e aumentou a hegemonia brasileira.
Com a formação da aliança dos BRICS, sigla que designa Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, grupo de países que tem interesses em comum nas áreas de comércio, político, econômico entre outras, houve um pequeno distanciamento dos interesses europeu e norte americano, por parte do governo Brasileiro. Esse bloco vem se firmando politicamente e economicamente contrariando os interesses estadunidenses em manter sua política de império nos países do hemisfério Sul.
Até bem pouco tempo os jornais televisivos, novelas, seriados e outros programas, que são de grande alcance e influência na