Caderno Politica Internacional
Caderno de aula 05
Disciplina: Política Internacional
- Contexto: fim da bipolaridade, o que sugere maior estabilidade no cenário internacional.
- Autores neoliberais, como Fukuyama, partem da lógica que o fim da Guerra Fria levaria a um cenário pacífico; “fim da história”: com a derrota da URSS, haveria apenas um modelo político a ser seguido: a democracia liberal.
- Clima de otimismo: maior espaço para atuação das Nações Unidas, que tiveram sua atitude constrangida pela bipolaridade característica da Guerra Fria.
. Boutros-Boutros Ghali, secretário-geral da ONU, escreve um artigo importante, “Empowering the UN”, que sugere maior poder à Organização com o final do conflito Leste-Oeste.
- Anos 1990: década das conferências. Ampliação da agenda da ONU para outros temas, além daqueles relativos à segurança; desenvolvimento de uma agenda social – direitos humanos, meio ambiente, desenvolvimento.
. 1990: Convenção sobre os Direitos da Criança (NY)
. 1992: Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) –
Rio de Janeiro.
. 1993: Conferência Internacional sobre Direitos Humanos – Viena.
. 1994: Conferência sobre População – Cairo.
. 1995: Conferência sobre Desenvolvimento Social – Copenhague; Conferência sobre os
Direitos da Mulher - Pequim.
. 1996: Conferência Habitat II – Assentamentos Humanos – Istambul.
- Estabelecimento de novos conceitos; o indivíduo passa a ocupar o centro das preocupações e das ações da ONU, e é colocado acima do Estado. Legado conceitual:
. Desenvolvimento social ou humano - preocupação com o desenvolvimento do indivíduo, não com crescimento econômico; se enfatiza indicadores sociais, não macroeconômicos. Criação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – Amartya Sen.
. Desenvolvimento sustentável – apresentado no Relatório Brundtland, vinculado ao meio ambiente; o conceito apresenta a preocupação com o uso dos recursos naturais, para que as
gerações