A Queda - As ultimas horas de hitler
Filme: A Queda – As últimas horas de Hitler
O início do filme se passa em Novembro de 1942, no meio da II Guerra Mundial, quando Hitler decide contratar uma nove secretária para redigir seus relatórios de guerra, e escolhe a senhorita Traudl Humps para a função.
O resto do filme se passa a partir de 20 de abril de 1945, em Berlim, que está sendo cercada pelos russos, e a trajetória e os atos do Führer que culminaram em seu suicídio, na derrota da Alemanha e na queda do Nazismo, acompanhando a trajetória e o ponto de vista de Traudl.
Depois da I Grande Guerra, o orgulho alemão havia sido ferido pela humilhação imposta pelos franceses, ganhadores da guerra, e pelas grandes dívidas de guerra. Ao chegar ao governo, por causa da ampla propaganda nazista que foi feita, Hitler recuperou as rédeas da economia e tirou a Alemanha da crise, o que o fez ser amplamente respeitado e querido pelo seu povo, assim podendo disseminar ainda mais seus ideais racistas pelo país e pela Europa, culminando na II Guerra.
O Filme o mostra como uma pessoa de grande caráter e muito fiel à seu país e seus princípios, apesar da tenebrosidade dos mesmos. Hitler se recusara a sair de Berlim, mesmo com a mesma cercada e sob destruição iminente, e decidira partir para um último ataque de contenção, com o Ataque de Steiner, mas o mesmo não acontece por falta de soldados voluntariados. Nesse momento se vê seu desprezo pelos Generais alemães, que julga como burros incompetentes, e sua falta de compaixão com os civis, considerando que os mesmos deveriam permanecer e lutar até a morte, e julgando-os de traidores.
Pode ser vista em várias partes durante o filme a mão trêmula de Adolf, consequência de uma sífilis que contraiu de uma prostituta judia, sendo uma das teorias sobre o seu ódio pelos judeus. O que também percebe-se é, e não só por ele, a preferência a morrer à viver num mundo onde o ideal nazista não existe e a Alemanha é subjugada de novo.
O Suicídio de Hitler