A publicidade na mídia onibus
Este capítulo tem por objetivo principal uma reflexão teórica sobre a publicidade e da propaganda, mostrando a diferenciação dos termos e como são utilizados no Brasil, falando sobre a confusão da sua utilização como sinônimos. De acordo com (SANDMANN, 2001, p.10) em português a publicidade é usado para a venda de produtos ou serviços e a propaganda tanto para propagação de idéias como no sentido de publicidade. Propaganda é, portanto, o termo mais abrangente e o que pode ser usado em todos os sentidos.
Para tal, será realizada breve explicação teórica sobre o surgimento da publicidade e da propaganda. Contando por meios de pesquisas de diferentes autores que a publicidade e a propaganda têm historia e que aconteceram bem antes das grandes mídias e veículos de comunicação.
Posteriormente, se faz necessário visualizar que um bom planejamento de mídia atingirá o sucesso de uma campanha publicitária com a escolha adequada do veiculo de comunicação. A busca pelo diferencial nas propagandas faz com que as mídias participem do contexto urbano, nessa parte iremos caracterizar os tipos de mídia exterior e suas funcionalidades.
1.1. A publicidade e propaganda: 2 em 1?
Segundo Sant’Anna (1998) a publicidade é uma das maiores forças da atualidade, pois ela tem o poder de impulsionar o crescimento do comercio e o desenvolvimento industrial. Rabaça e Barbosa (2001) apontam que, no século XIX, essa palavra passa também a designar qualquer forma de divulgação de produtos ou serviços, através de anúncios geralmente pagos e veiculados sob a responsabilidade de um anunciante identificado, com objetivos de interesse comercial. Malanga, define publicidade como um “conjunto de técnicas de ação coletiva no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial conquistando, aumentando e mantendo clientes.” (1979, p.11) O termo publicidade e propaganda são utilizados no Brasil como sinônimos, embora os significados sejam diferentes, e com