A Psicologia
1. INTRODUÇÃO 2
2. DEFINIÇÃO DE PSICOLOGIA 3
3. MÉTODOS DA PSICOLOGIA 3
3.1. Método de introspecção ou de auto-observação 3
3.2. Método de observação ou Observação Sistemática 3
3.3. Método Experimental 4
3.4. Método de pesquisa ou inventário 4
3.5. Método dos testes 4
3.6. Estudo de caso ou método científico 4
3.7. Método genético ou evolutivo. 4
4. A PSICOLOGIA E O ESTUDANTE DE ENFERMAGEM 4
4.1 Ajudará em seu auto-conhecimento 5
4.2 Ajudará a compreender melhor outras pessoas. 5
4.3 Ajudará a melhorar situações ao auxiliar outras pessoas a solucionar seus próprios problemas. 5
4.4 Entenderá a íntima relação entre corpo/mente/espírito 5
5. CONCLUSÃO 6
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
1. INTRODUÇÃO
A psicologia é a ciência que está diretamente ligada a questões emocionais, afetivas e sociais. O seu estudo no curso de Enfermagem, tem por objetivo ajudar o aluno a receber e compreender as necessidades do paciente e de sua família, além de avaliar e orientar o profissional quanto a sua postura junto à equipe de trabalho.
Há muito tempo a enfermagem trás a marca da psicologia, pelo fato de ser uma área que visa essencialmente o cuidado, do ser humano, em condições mais frágeis de sua vida. A simples execução de técnicas como: banho, curativos, alimentação, trocar entre outras ações não teriam o mesmo resultado se não houvesse o: tocar, ouvir, sorrir, aconselhar, orientar e esclarecer quando necessário etc.
Os profissionais da saúde, principalmente o enfermeiro, deverão ter uma relação de respeito e confiança, o que facilitará o seu trabalho e, consequentemente, produzirá uma recuperação mais satisfatória para o doente. Poderemos então afirmar que o bom profissional de enfermagem é aquele que sabe cultivar o relacionamento com o paciente por meio de troca de experiências, humor, amizade e confiança.
2. DEFINIÇÃO DE PSICOLOGIA
Psicologia é uma palavra oriunda de duas palavras gregas “psyche” que significa alma ou espírito e “logos” cujo significado é