A psicologia na Publicidade
Colégio de Aplicação Dr. Paulo Gissoni
Aluna: Mayara Faria de Carvalho Cêia
1º Publicidade
Professora: Mariana Rangel
A publicidade, além da divulgação do produto tem a finalidade de influenciar a opinião e o comportamento do consumidor, fazendo com que as pessoas sintam a necessidade de adquirir certo produto ou passem a adotar uma determinada opinião ou conduta.
Com o desenvolvimento da sociedade muitas necessidades secundárias foram criadas e consideradas tão importantes quanto às verdadeiras necessidades do homem.
Por traz das imagens, ilustrações, textos, música e da mensagem publicitária, existem razões de ordem lógica e científica, que foram criadas através de técnicas da psicologia, com a intenção de criar atração nos consumidores.
Isso se deve a competitividade e a busca do lucro, na venda de produtos e serviços, sobretudo após a Revolução Industrial que fez com que as empresas buscassem novas técnicas para induzir o consumidor à compra, inclusive através da psicologia e da sociologia.
A psicologia estuda a atenção, memorização, percepção, sensação e sentidos do consumidor para descobrir quais os aspectos que mais chama a sua ate não, assim utiliza várias técnicas para influenciá-lo, com, por exemplo, o uso de determinadas cores que estimulam os sentidos humanos, exercendo influência na compra de determinado produto.
Existem várias técnicas publicitárias, como por exemplo: a publicidade subliminar e o merchandising. No merchandising o produto é exibido em programas de televisão, especialmente em novelas, onde a publicidade é inserida dentro de um contexto, sem que haja o aviso ao consumidor de que aquela cena trata-se na verdade de uma publicidade.
Já a publicidade subliminar busca atingir o subconsciente do indivíduo sem que ele perceba de forma consciente essa influência.
Valeria Falcão Chaise define a publicidade subliminar como “aquela que pretende atingir o subconsciente, sendo a