A psicologia das cores.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
ARQUITETURA E URBANISMO
PROJETO DE INTERIOR I
HENRIQUE MOREIRA – LETÍCIA FERREIRA – THA[IS CIMINI
PROF.º WAGNER CAMACHO – C01
O QUE É A COR?
A cor não tem existência material: é apenas sensação produzida por certas organizações nervosas sob a ação da luz – mais precisamente, é a sensação provocada pela ação da luz sobre o órgão da visão.
Seu aparecimento está condicionado, à existência de dois elementos:
•
a luz (objeto físico, agindo como estímulo)
• o olho (aparelho receptor, funcionando como decifrador do fluxo luminoso, decompondo-o ou alterando-o através da função seletora da retina).
A cor é formada por vibrações eletromagnéticas que ao encontrar um obstáculo é refletida ou absorvida, variando a intensidade da cor, do reflexo e do brilho.
COMO ENXERGAMOS A COR?
COR - LUZ
Cor-luz é a estreita faixa de freqüência do espectro luminoso visível ,no qual o olho humano identifica determinada tonalidade de cor. Baseia-se na luz solar ou em fontes luminosas artificiais. É caracterizada por ter origem em corpos luminosos, pois é impressão visual, captada pelo olho humano, de uma luz refletida num corpo.
A cor-luz tem como Síntese Aditiva a luz branca: formada por três cores básicas vermelho, verde e azul. “A luz branca não é uma cor, senão o resultado de outras cores”.
Ela é a própria cor.
COR - PIGMENTO
É a substância material, (aquela que é extraída da natureza, em materiais de origem vegetal, animal ou mineral.) que, conforme sua natureza absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela.
O que faz com que chamemos um corpo de determinada cor é sua capacidade de absorver quase todos os raios da luz branca incidente, refletindo para nossos olhos apenas a totalidade dos raios da cor vista.
Chamamos este fenômeno de Síntese Subtrativa.
A HISTÓRIA DA COR
ORIGEM
Registros históricos indicam que