a psicologia como profissão
A psicologia é uma ciência e uma profissão. No Brasil está regulamentada a 52 anos, onde, é uma profissão reconhecida onde é privativo os psicólogos usar métodos e técnicas da psicologia, atualmente (2008) 200 mil profissionais exercem essa profissão.
Entender que a psicologia é fundamental para quem deseja atuar nessa área, para que não haja equívocos e preconceitos em relação a ela, a ciência psicologia procura entender o ser humano a partir da subjetividade.
Não é papel do psicólogo adivinhar nada, e sim buscar compreender a dimensão dos sentimentos, emoções, ações, sentidos, significados, desejos e pensamentos que a pessoa constrói ao longo da vida, e que permite sentir algo em relação a outras pessoa e situações vividas, chamadas de dimensão subjetiva. Ao longo de nossa vida nos relacionamos com muitas pessoas, conhecemos lugares, entramos em contato com informações e objetos, tudo isso vai se registrando como sensação, imagem, símbolos e emoções, esse conjunto de registros é o nosso “eu”, e eles recebem (também de nós) uma carga afetiva, sendo assim uma fonte de prazer ou de sofrimento, esses registros vão se organizando em nós e chamamos isso de subjetividade, ela está em nós e fora de nós.
A psicologia possui recursos teóricos-técnicos para compreender e dar visibilidade e inteligibilidade a esse mundo subjetivo e pode fazer isso em relação a um sujeito ou a um conjunto de sujeitos. A finalidade do psicólogo é interferir com os conhecimentos das psicologias com os conhecimentos da psicologia em aspectos da dimensão subjetiva da realidade, podemos então dizer que os psicólogos agem com a finalidade de ajudar para que a pessoa tenha maior satisfação para si e para o conjunto social onde estão inseridas. O psicólogo está atento a sociedade, a um sujeito com dificuldade de interação social, com dificuldade de construir as condições dignas de vida, o psicólogo trabalha para promover a saúde, que se